Workaholic e Working Dead. Estas são duas expressões americanas usadas para caracterizar os viciados em trabalho. Será que você faz parte deste exército de viciados em trabalho? Descubra a resposta até ao final deste artigo.
1. Primeiro a chegar, último a sair
Se você é o primeiro a chegar e o último a sair então encontrou o sinal mais óbvio de que é mais um zumbi do trabalho, quase sem tempo para si próprio.
Conheça os motivos para sair do trabalho sempre a tempo e horas.
2. Almoço com trabalho
Não sair do local de trabalho para almoçar ou almoçar enquanto trabalha pode causar consequências físicas e psicológicas características de um viciado no trabalho.
Leia as razões para não almoçar no trabalho.
3. Levar trabalho para casa
Os deveres de casa eram na escola. Quem continuar levando deveres da vida profissional para casa está sofrendo do mal chamado vício do trabalho.
4. Ser despedido é o fim do mundo
Se quase tem um ataque cardíaco sempre que pensa que vai ser despedido, mesmo sem ter razão para pensar isso, então você coloca o trabalho acima de tudo.
5. Não desligar do trabalho
Não consegue dormir porque fica pensando no trabalho? Sonha com o trabalho? Pensa em trabalho nas férias e no fim de semana? Isto pode prejudicar a saúde física e mental de qualquer trabalhador, pois todos precisam se "desconectar" do trabalho de vez em quando.
6. Esgotado
Chega em casa esgotado e não consegue ter tempo para nada? Este é um dos malefícios de ser um viciado em trabalho.
7. Trabalhar mesmo doente
Coloca em risco a sua saúde e a dos outros ao aparecer ao trabalho mesmo doente? Este é outro sinal de ser um trabalho-dependente.
8. Dizer sim a tudo
Quem aceita todas as tarefas sugeridas e todos os pedidos de colegas de trabalho, por mais ocupado que já esteja, está claramente viciado no trabalho.
Saiba como dizer não no trabalho.
9. Esquecer as amizades
Não vê os seus amigos há quanto tempo? Os seus amigos são agora os colegas de trabalho? Deixar que a vida profissional abafe a vida pessoal e social é algo de alarmante.
Aprenda a manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
10. Estar em constante negação
Apesar dos fortes sintomas de ser viciada em trabalho, a pessoa negará essa realidade e dirá que está apenas a ser um trabalhador exemplar. Este é um último sinal de vício em trabalho: a negação.
Caso se identifique com um ou mais destes sinais, aprenda como deixar de ser viciado em trabalho.