Está pensando em iniciar sua carreira como assistente administrativo? Mas está cheio de dúvidas a respeito da profissão? Confira este artigo para responder todas as suas dúvidas. Saiba o que é, o que faz e as oportunidades na área administrativa!
O assistente administrativo é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. Ele atua como suporte para o setor administrativo, financeiro ou operacional, dependendo de onde se encaixe para prestar serviço.
O cargo de assistente administrativo também pode ser conhecido como auxiliar administrativo, atendente administrativo, escriturário ou auxiliar de escritório.
Quais as atividades de um assistente administrativo?
Como o “braço direito” dos gerentes, o assistente administrativo é responsável por executar as rotinas administrativas de uma organização.
Pela natureza da função, o assistente administrativo deve ser uma pessoa ética, que inspira confiança e capaz de lidar com informações sensíveis do negócio.
É comum encontrar esses profissionais fazendo uma ponte entre os clientes e os setores da empresa. Entre as tarefas mais comuns podemos destacar:
- Controlar contas a pagar e receber
- Lançamento de dados em sistemas
- Emissão de notas fiscais
- Controle do envio e recebimento de mensagens
- Criação de relatórios
- Arquivo de documentos
- Elaboração de planilhas
- Atendimento a clientes e fornecedores (presencial, telefone ou email)
- Acompanhamento de inadimplentes
- Apoio no fechamento de caixa
Quais são as oportunidades relacionadas ao cargo de assistente administrativo?
As principais possibilidades de progressão na carreira são as seguintes:
- Analista administrativo
- Analista financeiro
- Assistente financeiro
Os estudantes do curso superior de administração costumam iniciar a carreira como assistentes administrativos. As possibilidades de crescimento variam conforme a formação acadêmica e o tempo de experiência.
Habilidades exigidas de um assistente administrativo
As seguintes habilidades são necessárias para um bom assistente administrativo:
- Organização
- Boa comunicação oral e escrita
- Gestão do tempo
- Disciplina
- Relacionamento interpessoal
- Proatividade
- Planejamento
- Concentração
- Flexibilidade
Formação exigida para o assistente administrativo
A formação mínima exigida pelo mercado é o ensino médio. Porém, existem muitas vagas que podem exigir que o profissional seja estudante de algum curso superior. Neste caso, os cursos preferenciais são os seguintes:
- Ciências contábeis
- Administração
- Marketing
- Logística
- Recursos humanos
Também são exigidos conhecimentos intermediários de Microsoft Office. Em alguns casos, pede-se conhecimentos básicos de inglês.
Quanto ganha um assistente administrativo
O salário do assistente administrativo varia de acordo com a região, tamanho da empresa e segmento de atuação. A média salarial varia de um salário mínimo e meio até dois salários mínimos e meio.
Fique atento ao que o mercado oferece
Sempre que for se candidatar para uma vaga, procure avaliar se o salário oferecido para o cargo está dentro da faixa da tabela. Desta maneira, você evita trabalhar para empresas que praticam salários abaixo dos valores de mercado.
Veja também: