A maioria dos bons profissionais exibe um conjunto de características pessoais semelhantes, independente da área de atuação.
São características positivas baseadas em competências comportamentais que podem fazer a diferença na carreira do profissional.
Para quem está preocupado com o seu próprio desenvolvimento, indicamos a seguir uma lista de características pessoais associadas aos profissionais de sucesso.
1. Bom humor
Conviver com pessoas de bom humor produz uma melhoria sensível no clima organizacional. São aquelas pessoas que conseguem rir de si mesmas quando cometem erros ou que conseguem ver o lado positivo de tudo.
O bom humor também é uma característica que pode ser contagiante. Na medida certa, este pode ser um antídoto para a baixa produtividade e melhoria dos relacionamentos interpessoais na empresa.
2. Originalidade
Buscar a originalidade naquilo que faz, é uma característica marcante. Procurar por novas formas de fazer as antigas rotinas, contribui para incentivar a inovação no ambiente de trabalho.
Estes são profissionais que gostam de serem reconhecidos pelo trabalho que realizam. Na procura pela ideia original, podem acabar por colocar a empresa na dianteira da inovação disruptiva.
3. Responsabilidade
Possuir a habilidade de assumir sua participação em alguma tarefa, é sinal de responsabilidade. A maioria das empresas gosta de profissionais que não tem problemas para assumir novas responsabilidades.
Com a diminuição das equipes por conta de crises econômicas, é cada vez mais comum um profissional assumir novas responsabilidades. Esta é uma das formas de negociar novos cargos e aumentos salariais.
4. Autoconfiança
O profissional autoconfiante conhece os seus valores e potencialidades. Ao mesmo tempo, reconhece as próprias limitações, mas se permite correr riscos calculados. Desta forma, se destaca na equipe por acreditar na sua própria força de vontade.
Esta característica é muito valorizada em posições de liderança. Isso ocorre porque sem autoconfiança, nenhum líder é capaz de passar credibilidade para a sua equipe. A liderança fica fragilizada e podem ocorrer problemas na gestão.
5. Foco
Conseguir manter a atenção em um mesmo assunto durante um determinado período de tempo é uma característica extremamente útil para todas as profissões. Através do foco, é possível manter a persistência até a conclusão das tarefas.
A falta de foco pode fazer com que o profissional procrastine com as tarefas, gerando problemas de não cumprimento de prazos. Além disso, um profissional com a atenção dispersa pode desviar a atenção dos outros colegas de trabalho.
6. Integridade
Possuir coerência entre aquilo que se diz e aquilo que se faz, é um sinônimo de integridade. Através desta característica é possível fortalecer a confiança no profissional, sabendo que qualquer compromisso assumido, será cumprido.
Ao contar com um profissional com integridade, os outros membros da equipe podem confiar que as tarefas sob a responsabilidade deste profissional serão concluídas. Isso contribui para um clima de confiança mútua na equipe.
7. Otimismo
Encarar os desafios com a cabeça erguida e acreditando que tudo pode dar certo, são os principais aspectos do otimismo. Esta característica pode ser contagiante, provocando estímulos em todos os membros da equipe.
Não se trata de viver iludido, achando que tudo são flores. O otimismo deve ser utilizado com os pés no chão, sempre considerando que a perspectiva positiva é a melhor opção do momento.
8. Proatividade
Partir para a ação de forma preventiva, é um dos aspectos da proatividade. Um profissional é considerado proativo quando age, independente de ter sido solicitado. São pessoas voltadas para a ação e resolução de problemas.
Está uma das características mais valorizadas nas empresas que utilizam o modelo de gestão participativa. Nestes ambientes, a responsabilidade do processo de tomada de decisões é compartilhada com a equipe.
9. Inteligência emocional
Importante para a manutenção dos relacionamentos pessoais em um patamar saudável. A inteligência emocional diz respeito a capacidade de fazer a gestão das próprias emoções, mesmo diante de eventos estressantes.
O cultivo da inteligência emocional capacita o profissional a lidar com situações de intensa carga emocional. Como por exemplo, negociações, entrega com prazos apertados, resolução de conflitos e outras situações semelhantes.
10. Resiliência
A resiliência está relacionada com a capacidade de voltar ao estado de equilíbrio após sofrer alguma pressão. Pode fazer muita diferença em ambientes onde a mudança é uma constante.
O retorno ao estado de equilíbrio permite que o profissional se adapte rapidamente às situações, sem precisar de um longo período de transição.
11. Relacionamento interpessoal
Essencial para qualquer atividade, o bom relacionamento interpessoal é a base para a construção de um clima organizacional saudável. A cordialidade e o senso de cooperação são dois indicadores de um bom relacionamento interpessoal.
A comunicação assertiva serve de base para a construção de um bom relacionamento interpessoal. O colaborador que não consegue se expressar de forma adequada, pode criar problemas de comunicação entre a equipe.
12. Comprometimento
O profissional que se compromete com os objetivos da empresa, age de forma positiva visando alcançar resultados. Geralmente, são pessoas organizadas que procuram seguir um plano de ação para atingir as metas.
Um dos maiores indicadores do nível de comprometimento de um profissional, ocorre quando ele oferece ajuda para outros membros da equipe em momentos de dificuldade. Este tipo de atitude é muito valorizada em tempos de crise.
13. Criatividade
A criatividade é uma das características mais cobradas pelas empresas atualmente. Por causa do aumento da concorrência em função dos constantes avanços tecnológicos, a criatividade se tornou um instrumento para alcançar a inovação.
Os profissionais criativos são aqueles que sempre contribuem com ideias durante as reuniões, por exemplo. Também costumam descobrir novas formas de executar as tarefas rotineiras.
14. Persistência
A persistência pode fazer toda a diferença no caminho para o sucesso. Através desta característica o profissional é capaz de tornar a tentar até conseguir o acerto, sem perder a força de vontade.
Através desta característica que as empresas conseguem aprimorar processos e métodos continuamente. Sem ela, a possibilidade de estagnação se torna muito maior. Com a concorrência cada vez mais acirrada, a persistência é uma ferramenta essencial para o sucesso.
Características de personalidade
Para finalizar, lembramos que as características podem depender do tipo de personalidade de cada pessoa.
Pessoas mais introvertidas podem ter mais dificuldade com características como comunicação e relacionamento interpessoal. Já os extrovertidos podem sentir dificuldades com foco e persistência.
O importante é que você sempre invista no seu autoconhecimento, para saber quais as características precisa trabalhar em si mesmo. Sucesso!
Veja também:
- As 10 habilidades profissionais indispensáveis no mercado de trabalho
- Competência: saiba o que é e aprenda a distinguir as principais
- Veja a diferença entre habilidade e competência (com exemplos!)
- Saiba o que são soft e hard skills e como influenciam sua carreira
- Know how: saiba o que é e como melhorar o seu com 6 dicas infalíveis