Listar defeitos em uma entrevista de emprego pode ser complicado. Normalmente, falar em qualidades é bem mais simples do que os defeitos, o que pode resultar em uma armadilha.
Para se sair bem falando sobre suas fraquezas, além de auxiliar em analisar esses pontos e não ser prejudicado frente aos recrutadores, damos algumas dicas abaixo.
1. Fuja de clichês
Fuja dos clichês que se usam em uma entrevista de emprego, como "sou perfeccionista" ou "sou viciado em trabalho".
Se realmente quer apontar estes defeitos, contorne a situação. Diga frases como: “às vezes, gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.”
Muitos recrutadores consideram que utilizar uma "qualidade enfeitada de defeito" demonstra a falta de sinceridade e autoanálise do candidato.
2. Demonstre uma reação positiva
O objetivo do entrevistador é saber até que ponto o trabalhador consegue identificar problemas e como contorná-los, assim como ter noção de que tipo de pessoa contará na empresa. Assim como ela se dará no trabalho em equipe.
Convém ser sincero na resposta, mas não muito, se quiser ficar com o lugar (isto no caso do seu defeito ser muito grave, como a falta de pontualidade).
Seja humilde, mostre vontade de superar seus defeitos! Também pode dizer como já começou a lutar (ou como já conseguiu vencer) suas fraquezas.
3. Não dê a resposta que se quer ouvir
Não existe uma resposta certa para os defeitos, na verdade. O essencial será mostrar determinação em vencer os desafios pessoais e em evoluir como pessoa e como trabalhador. Tente orientar seus defeitos para o cargo em questão e para suas funções.
Também pode falar nos defeitos no passado, mostrando que já os ultrapassou ou que está em vias de ultrapassá-los.
Tornar algo negativo em positivo através do trabalho deve ser a sua preocupação ao responder a esta pergunta do recrutador.
Saiba também como falar sobre você mesmo em entrevista de emprego.
Exemplos de respostas
- Ser organizado não é o meu ponto mais forte, mas encontrei uma forma de gerenciar o tempo e tarefas que realmente melhorou a minha capacidade de organização.
- Às vezes gasto muito tempo em uma tarefa, ou faço tarefas que podiam ser delegadas. Nunca falho um prazo, mas gosto de me certificar que tudo fica bem feito.
- Tinha dificuldades em fazer cálculos, mas tenho treinado muito e já estou muito melhor.
- Quando era estudante tinha tendência em deixar os trabalhos para a última hora, já que trabalho melhor sob pressão, mas recentemente aprendi a gerenciar as tarefas e o tempo de forma mais eficiente.
Veja também: