O comportamento passivo agressivo é caracterizado pela fuga do conflito direto. São típicos das pessoas que possuem dificuldade em expressar as suas vontades e desejos. Assim, acabam por concordar com o outro pela frente, mas falam mal pelas costas.
Se esta descrição te fez lembrar de alguém com quem você convive constantemente, este artigo é para você. Veja a seguir 5 dicas de como lidar com este tipo de comportamento no ambiente de trabalho.
1. Não se afete com a atitude
Procure entender qual o ganho que a pessoa tem quando assume um comportamento passivo agressivo. Por terem dificuldade em se expressar de forma direta, é possível que eles se sintam superiores quando usam de sarcasmo e ironia, por exemplo.
Aprenda que se você reagir às provocações de um passivo agressivo, estará entregando aquilo que ela mais deseja. Assim, o comportamento tende a se repetir piorando ainda mais o ambiente organizacional. Procure manter a calma.
2. Cuide da comunicação
Ao se comunicar com um passivo agressivo, tome o cuidado para falar em nome da equipe. Por exemplo, quando for conversar trate os desafios como “nossos”. Assim você preveni que a pessoa entre na defensiva e manifeste o comportamento passivo agressivo.
Isso não significa que você deve ignorar tudo que a pessoa possa fazer de errado. A indicação é apenas um artifício de linguagem para evitar a potencial vitimização. Isso não resolve o problema, mas diminui os episódios de vitimização.
3. Use métricas concretas
Se for necessário apontar um problema gerado por funcionário passivo agressivo, procure reunir o máximo de informações que comprovem a gravidade da situação. Faço isso de uma forma onde não existam margens para apontar outros como culpados.
Demonstrar claramente o impacto negativo de alguma atitude de um funcionário passivo agressivo, contribui para diminuir a manutenção do comportamento indefinidamente. Através de dados é possível convencer a pessoa da sua responsabilidade.
4. Peça ajuda ao superior
Se você notar que o comportamento passivo agressivo de algum colaborador está prejudicando o seu trabalho, não hesite em contar com a ajuda do seu superior. Apresente o problema de forma objetiva e com inteligência emocional.
Ao deixar claro que existe a expectativa de um comportamento saudável, o líder contribui para neutralizar este tipo de comportamento. Por exemplo, iniciar reuniões no horário marcado evita que o atraso seja usado como arma passivo agressiva.
5. Avalie a sua participação
Pondere se alguma coisa que você faz não contribui com a dinâmica passivo agressiva. Avalie se existe algum tipo de comentário de sua parte que provoca o comportamento. Às vezes podem ser coisas que passam despercebidas.
Investigue se algum momento de mau humor seu tenha servido de estopim para desencadear alguma comportamento passivo agressivo. Se este for caso, procure a pessoa para uma conversa assertiva de resolução.
Como funciona o comportamento passivo agressivo?
Este tipo de comportamento pode trazer diversos problemas no ambiente corporativo. Como exemplo podemos apontar aquele funcionário que discorda totalmente de uma decisão do seu líder, mas é incapaz de verbalizar a sua insatisfação.
Desta maneira, este funcionário pode começar a trabalhar em um projeto permanecendo muito insatisfeito. De forma inconsciente ele pode começar a criar obstáculos que prejudicam o andamento do projeto.
Se questionado, ele pode assumir uma postura de vítima apontando outras pessoas como a fonte dos problemas. O sarcasmo e a ironia podem ser utilizados como ferramentas, tornando o clima organizacional muito desagradável.
Conselhos de como lidar com o comportamento passivo agressivo
Deixamos aqui um resumo com alguns conselhos úteis para quem convive com um colega que possui um comportamento passivo agressivo.
- Procure entender as razões que motivam o comportamento
- Evite perder a calma
- Avalie a sua contribuição na dinâmica
- Evite acusar a pessoa pelo comportamento
- Faça um esforço para entender o que a pessoa deseja de verdade
- Compreenda que você não irá mudar a outra pessoa
Veja também: