Os relacionamentos humanos são baseados no equilíbrio entre o dar e o receber. Este equilíbrio pode ser considerado o alicerce para que duas tenham uma relação saudável e duradoura.
A reciprocidade se caracteriza pela retribuição de um determinado sentimento através de uma ação, independente da natureza do relacionamento. Assim, podemos afirmar que ela anda lado a lado com a empatia.
Devolver uma gentileza feita por algum colega de trabalho, pode ser considerado um gesto de reciprocidade. Para aprender mais sobre este tema, acompanhe as nossas dicas de como desenvolver a reciprocidade.
1. Coloque-se no lugar do outro
O primeiro passo para poder desenvolver a reciprocidade, é através da empatia. Aumentar a capacidade de se colocar no lugar do outro permite que você compreenda outras perspectivas.
Assim, quando alguém fizer algo por você, será fácil valorizar o esforço da outra pessoa. A partir desta impressão, você será capaz de retribuir o gesto em algum outro momento adequado.
2. Procure sempre ser grato
Através do sentimento de gratidão nos tornamos capazes de dar o valor correto para as boas ações que os outros nos fazem. Assim nos comprometemos a retribuir o gesto quando possível.
Sem gratidão não é possível gerar um compromisso interno com a retribuição de uma gentileza, por exemplo. Acabamos por endurecer o coração e tendemos a gerar desequilíbrio nas relações.
3. Aprenda a ouvir
Saber ouvir o outro é uma arte que deve ser cultivada para melhorar a reciprocidade. Apenas através de uma escuta franca e imparcial, podemos dar para o outro aquilo que ele deseja. Isso vale para todos os tipos de relacionamento.
Pela escuta, entendemos o ponto de vista da outra pessoa. Esta é a melhor maneira de nos abrirmos para compreender o mundo interior do outro. Muitas vezes, a própria escuta pode funcionar como uma forma de reciprocidade.Seja com um amigo ou colega de trabalho.
4. Mantenha-se aberto para o diálogo
Ao se manter aberto para o diálogo, você cria um canal para que a reciprocidade possa fluir. Portanto, converse com o outro sempre que possível. Procure entender as demandas da outra pessoa, pensando sempre em uma forma de retribuir.
Sem o diálogo, torna-se muito difícil equilibrar uma relação entre o dar e receber. Sempre que uma das partes estiver dando mais do que recebe, existirá a base para a geração de conflitos.
5. Saiba retribuir
Sempre que você receber uma gentileza de alguém, saiba como retribuir. Isso deve ser feito de forma natural, sem o sentimento de obrigação. Não se sinta forçado a retribuir imediatamente algo que fizeram por você. Aguarde pelo momento adequado para fazer isso.
Procure sempre retribuir de uma forma leve, livre do peso de uma obrigação. Uma ação de retribuição feita por obrigação, tem pouco valor na construção de um relacionamento. Você ainda corre o risco de ser considerado como alguém que não gosta de ficar devendo "favores".
6. Reflita sobre o quanto você recebeu
Procure criar o hábito de parar por alguns instantes para refletir sobre o quanto vocẽ tem recebido dos outros. Reserve um momento da sua semana para realizar este inventário das gentilezas recebidas.
Ao mesmo tempo, procure responder o quanto de reciprocidade você tem usado com estas mesmas pessoas.
Frases de reciprocidade
As frases são uma boa maneira de explicar o conceito de reciprocidade. Destacamos a seguir algumas delas sobre o tema.
A reciprocidade define o equilíbrio das relações.
A base de qualquer amizade saudável é a reciprocidade.
O equilíbrio entre dar e receber nas relações, é alcançado através da reciprocidade.
Se existe reciprocidade em uma relação, tudo corre bem.
Ser correspondido nos sentimentos é um sinal de reciprocidade.
Através da reciprocidade são criadas conexões poderosas.
Reciprocidade não é uma obrigação social.
A troca é a base para uma relação saudável.
Procure criar raízes apenas onde houver reciprocidade.
Reciprocidade é dar em troca na mesma intensidade aquilo que foi recebido.
Alguns conselhos úteis sobre reciprocidade
A reciprocidade não pode ser exigida como uma moeda de troca nas relações. Para que uma relação funcione, as partes devem estar comprometidas com o crescimento da relação. Apenas lembre-se de que as pessoas são diferentes.
É praticamente impossível encontrar duas pessoas com a mesma disponibilidade para as relações. A igualdade de ações é muito difícil. Cada um dá aquilo que pode, da melhor forma que pode, considerando as suas limitações emocionais.
A reciprocidade é uma construção constante dentro dos relacionamentos. Evite medir a reciprocidade com métricas exatas esperando o mesmo em troca. Lembre-se de que a base para o equilíbrio está em entender o outro, e a sua perspectiva.
Procure sempre valorizar as ações que o outro realiza pelo relacionamento. Seja no aspecto pessoal ou profissional. Mantenha-se atento em todos os detalhes para o que você está recebendo na relação. Mesmo que não sejam exatamente aquelas que você esperava.
Veja também: