Os desafios do bom orador: 10 dicas para falar bem em público


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Durante a trajetória de sua carreira, existe uma grande probabilidade que você encare o desafio de fazer uma apresentação em público. Além disso, conforme a tecnologia avança, disponibilizando novas formas de publicar conteúdo, a competência em oratória torna-se cada vez mais importante.

Pensando nisso listamos 10 dicas de oratória para ajudar você a falar em público. Confira:

1. Mantenha seu objetivo em mente

Um dos principais fatores para se tornar um orador bem-sucedido está na capacidade de manter em mente os benefícios que esta habilidade poderá trazer para a sua vida. Leve em conta o significado profissional, social e como isso afetará sua capacidade de ser uma influência positiva na vida dos outros.

Pense na satisfação que irá sentir ao compartilhar informações relevantes com os outros. Ao criar uma visão clara de você como orador e os resultados decorrentes, terá dado o primeiro passo na direção do sucesso.

2. Pratique em todas as oportunidades

aula

A voz do bom senso nos diz que ninguém consegue aprender a falar em público sem falar em público. Apenas se limitar a ler um livro sobre o assunto ou este artigo não irá ajudá-lo a falar em público. Portanto, não perca nenhuma oportunidade para entrar em ação, mesmo que seja diante de um grupo de amigos.

Ao partir para a prática, você pode se candidatar para algum trabalho voluntário, ensinando alguma coisa em que você seja competente. Por exemplo, se entende de informática, pode se oferecer para dar aulas em comunidades carentes.

3. Evite decorar um discurso

Apesar de ser extremamente importante se preparar de forma adequada para uma apresentação, procure não decorar um discurso. Nada pior para destruir a naturalidade de uma palestra do que um orador com um discurso decorado.

É admissível que você conte com algumas notas de apoio durante a apresentação, mas evite proferir palavras de modo mecânico. Se você se preparou de forma adequada, confie que domina o assunto e permita que sua apresentação possa fluir, como uma conversa com um velho amigo.

4. Desenvolva sua autoconfiança

autoconfiança

Devidamente preparado para a apresentação, procure agir de forma confiante. Diga a si mesmo em voz alta que o assunto é adequado, resultado de observações detalhadas sobre o tema durante um período de tempo.

Crie o hábito de realizar exercícios de respiração. Eles podem ser muito úteis inclusive no dia da apresentação. Durante algum tempo, permaneça tranquilo, prestando atenção apenas na sua respiração. Além de diminuir as tensões, você irá se sentir mais leve e renovado.

5. Fale de um assunto de sua competência

Falar sobre um tema do seu conhecimento e interesse torna a apresentação mais viva e dinâmica. Sempre que falamos sobre um assunto que desconhecemos, acabamos por exagerar nas citações de outros autores, fazendo com que a apresentação se torne muito teórica e conceitual.

Uma das principais maneiras de despertar o interesse dos ouvintes é falar através do coração. Ainda que sejam assuntos que você encara com seriedade.

Para que o público tenha confiança na sua mensagem, é muito importante que você tenha um envolvimento emocional com o tema.

6. Estimule a participação da plateia

falar em público

Procure criar uma relação direta com o público desde o momento inicial da apresentação. Agradeça pela oportunidade e demonstre o quanto se sente honrado em estar ali. Outra forma de criar vínculo com o público é através do uso da primeira pessoa do plural no discurso.

Você também pode estimular a participação da plateia através de perguntas. Não tenha receio de incluir a participação do público na apresentação. A maioria dos oradores diz que a participação do público ajuda a derrubar a barreira inicial que existe entre o público e o orador.

7. Procure personalizar as palavras

Sempre que possível, procure colocar sentimento nas suas palavras. Ao detalhar uma experiência que ocorreu com você, dê foco a como você se sentiu. Expresse quais foram suas emoções durante o evento.

Procure não bloquear seu entusiasmo a respeito do tema. O fator determinante para despertar o interesse do público está nas emoções que você coloca nas próprias palavras.

8. Use a dramatização no discurso

Outra forma de estabelecer um vínculo com o público é através da dramatização de diálogos. Você pode contar uma história que sirva para ilustrar algum tópico da apresentação, detalhando um diálogo entre duas ou mais pessoas.

Neste caso, procure indicar nomes para cada uma das vozes do diálogo. Se você tem qualidades de imitação, pode interpretar cada uma das vozes. Isso causa uma impressão mais forte no público.

9. Mantenha o foco no interesse dos ouvintes

ouvir pessoas

Oradores famosos, que já repetiram a mesma palestra diversas vezes, sabem que devem adequar o discurso de acordo com o público. Sempre prepare suas palavras tendo em vista diferentes grupos.

Procure conhecer previamente o público para o qual você irá fazer a apresentação. Na impossibilidade de saber antecipadamente qual é o público, procure incluir perguntas no início da apresentação para ajudar neste mapeamento.

10. Use exemplos baseados em experiências pessoais

Sempre que possível, inclua no discurso uma experiência que você tenha vivido e que com a qual tenha aprendido algo novo. Ao avaliar sua história de vida, não deverá ser difícil encontrar algum evento que tenha grande importância.

Dê preferência pelos eventos que tenham afetado sua conduta na vida. Podem ser eventos simples, de curta duração, mas com grande significado. Certifique-se de que o exemplo escolhido está alinhado com o tema da apresentação.

Veja também: Há 16 tipos de personalidade: descubra o seu

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.