Hoje em dia o interesse por trabalhar em casa tem crescido exponencialmente. Seja como forma de ganhar uma renda extra ou por que a pessoa decidiu empreender. Porém, quando começamos a mesclar nosso ambiente de trabalho com a nossa casa, é necessário dar atenção a alguns aspectos para aumentar as probabilidades de sucesso.
1. Defina o espaço
Um erro comum de quem começa a trabalhar em casa é utilizar espaços para o trabalho que são usados para outras atividades.
O ideal é que você reserve um espaço dedicado apenas à sua atividade profissional. Dependendo do caso, basta uma mesa de computador e uma cadeira confortável. Avalie suas necessidades.
2. Gerencie o tempo
Gerencie o tempo para que não se torna uma armadilha para o empreendedorismo em casa. Quando nosso espaço de trabalho se confunde com o nosso lar, pode se tornar tentador continuar a trabalhar horas a fio.
Por mais que amemos o nosso trabalho, é necessário equilíbrio para adequarmos o horário para que nenhuma outra área da nossa vida seja negligenciada.
3. Priorize as tarefas
Se você é do tipo que passou anos em uma empresa, onde as tarefas eram determinadas por superiores, e agora está trabalhando em casa por conta própria, é possível que encontre dificuldades em se organizar.
Nesse ponto, pode sempre contar com os aplicativos do tipo “lista de tarefas”, em que pode definir datas, notas e alertas.
4. Organize as finanças
Especialmente para aqueles que optaram pelo trabalho em casa como fonte principal de renda, é importante não descuidar das finanças.
Para quem decidiu empreender e está dando os primeiros passos, é possível passar por momentos em que o fluxo de recebimentos não seja constante.
Até que você consiga algum contrato que garanta um rendimento base, pode ser necessário contar com algum dinheiro de economias.
5. Faça um plano de marketing
É comum que a pessoa que deseja empreender queira partir para a prática o mais rápido possível. Para aqueles que passaram vários anos como funcionários de empresas, pode ser difícil incorporar a ideia de que agora tudo depende de você.
Neste contexto, é muito importante reservar um tempo para o planejamento de marketing. Quais opções de propaganda podem ajudar a aumentar suas vendas? Qual é o tipo de mídia mais adequado? Você tem uma logomarca? Um slogan?
Pode ser necessário contar com a ajuda de um profissional da área nesse processo.
6. Cuidado com as distrações
Se seu tipo de trabalho não está relacionado diretamente com as redes sociais, procure manter-se distante delas durante o momento que estiver focado no trabalho. Também pode desativar as notificações do celular.
Não restam dúvidas de que as redes sociais funcionam como uma grande distração e consumidoras de tempo precioso.
Se você é apaixonado pelos animais e tem pets em casa, lembre-se de que eles podem se tornar uma fonte de distrações. Assim, atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio em casa. Esteja atento!
Para os amantes da música, dê preferência para a música instrumental durante o período de trabalho. A repetição de refrões apelativos afeta a sua atenção e contribui para tirar o foco.
Ideias de trabalho
Você deve sempre avaliar suas habilidades e competências na hora de decidir o que fazer. Por exemplo, para quem consegue se virar na cozinha, a produção de alimentos caseiros pode ser uma boa opção. Aqueles que possuem habilidades manuais podem se arriscar na venda de artesanato.
Quem possui facilidade com idiomas pode oferecer serviços de tradução. Já os que possuem boa prática na fotografia podem colocar suas fotos para venda e oferecer seus serviços em sites especializados.
Além disso, quando falamos na revenda de produtos, com algum conhecimento das ferramentas de comércio eletrônico você pode vender quase qualquer coisa na internet. São muitas as possibilidades!
Confira 20 ideias para quem quer trabalhar em casa.
Conheça alguns sites para trabalhos em casa
Para ajudar na busca por oportunidades, destacamos alguns sites voltados para oferecer projetos para autônomos.
- 99freelas: o cadastro no 99freelas é grátis. Quando o cliente paga por um serviço, é descontado 10% do valor para o site. Para aumentar a visibilidade do profissional, é oferecido um plano Premium.
- Freelancer: a inscrição é gratuita. É possível incluir habilidades, amostras de portfólio e receber notificações. A taxa cobrada pelo site é de 10%.
- GetNinjas: no GetNinjas o cadastro é gratuito. Segundo informações do site, não é cobrada uma mensalidade e você fica com 100% do valor do serviço.
- Comunica Freelancer: site destinado às áreas de programação e comunicação. O cadastro é gratuito, mas existem planos pagos com algumas vantagens.
- Trampos: com cadastro gratuito, o Trampos permite que você carregue um currículo e portfólio de trabalhos. Também é oferecido um plano Premium.
- FreelancerPT: voltado para os profissionais da língua portuguesa. Além do cadastro gratuito, o site oferece um plano Gold que permite acessar os trabalhos um dia antes do usuário free.
- Workana: atende o mercado da América Latina. Existem planos pagos que variam em função do número de propostas por semana.
Veja também: