10 características essenciais de um líder que um chefe não possui!


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Quando se fala na diferença entre um chefe e um líder, ainda é comum surgirem diversas dúvidas a respeito. Historicamente, a posição de chefia era valorizada, mas com o passar do tempo e o desenvolvimento humano, a liderança ganhou maior importância.

Um passo muito além da simples chefia, a liderança está mais relacionada com um conjunto de características do que com o cargo ocupado. Desta forma, a autoridade é conquistada naturalmente, em vez de imposta pela hierarquia.

10 diferenças de um líder para um chefe

A seguir, algumas características que são encontradas nos bons líderes:

1. Dignidade

respeito no trabalho

A capacidade de respeitar e de se manter fiel ao próprio sistema de valores, além de respeitar o sistema de valores dos outros, torna um líder digno de respeito. Desta forma, sua autoridade moral flui livremente entre o grupo.

2. Integridade

Manter a coerência entre o que se diz e o que se faz é essencial para quem deseja ser um bom líder. Manter as promessas feitas com os colaboradores e cumprir com aquilo que foi prometido. Assim, a confiança na autoridade do líder é fortalecida entre a equipe.

3. Persuasão

líder conversando com liderado

A persuasão diz respeito a ser capaz de convencer os colaboradores a darem o melhor de si mesmos. Também tem relação com a capacidade de negociar com fornecedores para alcançar o melhor acordo para todos.

4. Tomada de decisão compartilhada

Na medida do possível, o bom líder deve convocar a equipe para participar da tomada de decisão. Quando todos são envolvidos, é criado um senso de responsabilidade e participação. Com isso, a liderança ganha respeito e força.

5. Reconhecimento e incentivo

funcionária reconhecida

Um bom líder está sempre atento às potencialidades dos membros de sua equipe. Portanto, ele promove sempre o crescimento profissional de cada um, atribuindo tarefas desafiantes que possam contribuir para a evolução de cada colaborador.

6. Gestão de conflitos

A capacidade de atuar como um grande mediador de conflitos é essencial para a formação de um bom líder. Desde os pequenos conflitos entre os colaboradores, até a solução de grandes problemas envolvendo a relação com fornecedores e clientes.

Saber gerenciar conflitos é uma característica fundamental para ser um bom líder.

7. Capacidade de ouvir

A capacidade de ouvir, mais do que a de falar, é um dos pontos principais onde um líder se diferencia de um chefe. Ao ouvir os colaboradores, o líder se mostra aberto às novas ideias, opiniões e sugestões. Sem receio de perder a autoridade ao incorporá-las no trabalho.

8. Delegar tarefas

Ser capaz de permanecer no papel de orientador da equipe, delegando as tarefas sempre que possível, torna o ambiente organizacional mais amigável. Também proporciona o desenvolvimento dos colaboradores.

9. Responsável

líder responsável

Ao ser a pessoa capaz de responder pela equipe, um autêntico líder se coloca junto dos colaboradores. Tanto na hora dos erros como nos momentos de acertos. Assim, ele evita simplesmente apontar causadores de problemas e propor soluções autoritárias para resolvê-los.

10. Entusiasmo

A capacidade de gerar entusiasmo para todos pode ser um grande diferencial. Principalmente quando as instituições atravessam por momentos difíceis e a motivação está baixa. Um bom líder gera entusiasmo a partir de sua visão de futuro e confiança nas competências dos colaboradores.

Como chefe e líder exercem o poder

Exercendo o poder de forma autoritária, o chefe tira proveito da sua posição hierárquica sobre os subordinados. Assim, a autoridade é exercida pela posição. As pessoas devem obedecer porque as ordens são dadas pelo chefe e ponto final.

O temor é a força principal que move o grupo, prevalecendo a ausência de reconhecimento e o aproveitamento dos talentos dos funcionários. Além disso, não existe a preocupação com o desenvolvimento de um bom clima organizacional. O foco principal está nos resultados da organização.

No caso do líder, observamos que ele é um profissional atento para o desenvolvimento das potencialidades dos colaboradores. Aberto para o diálogo, o líder dá feedback constante para os colaboradores ao mesmo tempo em que mantém uma política de transparência com todos.

Neste caso, a autoridade é exercida pela sua personalidade, conhecimento e principalmente pela sua força moral. Pode-se afirmar que a liderança é muito mais do que apenas conhecimento técnico.

Líder como fonte de inspiração

Se fosse necessário apontar apenas uma característica de um bom líder, com certeza esta seria ele servir como fonte de inspiração. As pessoas que são conduzidas por bons líderes afirmam que sempre se sentem melhores quando estão na presença destes.

Isso ocorre porque faz parte da essência de um bom líder ter uma perspectiva construtiva, mesmo nos momentos em que deve corrigir ou orientar um colaborador. Ao contrário dos chefes, que podem usar de humilhação e ofensas quando precisam tratar um erro.

Para quem ocupa uma posição de liderança, desejamos que o artigo tenha contribuído para ampliar o seu entendimento. E que você possa exercer a sua liderança de forma mais consciente!

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.