Após alguns anos no mercado de trabalho formal você decidiu que chegou o momento de começar a trabalhar em casa. Seja porque você deseja diminuir o tempo gasto no trânsito ou porque quer passar mais tempo com a família.
Seja qual for a sua motivação, nós separamos algumas ideias para servirem de inspiração na hora de escolher a sua nova atividade.
1. Produção de alimentos caseiros
Você acompanha todas as séries de TV sobre culinária, ou é sempre convocado pela família e amigos para pilotar o fogão nos eventos? Chegou a hora de ganhar dinheiro com esta habilidade.
Por causa da falta de tempo que assola a maioria das pessoas, o mercado de alimentos caseiros possui grande potencial de crescimento.
Como área de atuação alternativa aos clientes individuais, existem restaurantes que costumam usar serviços de terceiros para casos específicos.
Além disso, você pode se especializar em atender festas, eventos ou datas especiais. Portanto, são muitas possibilidades de atuação.
Inicialmente atendendo São Paulo e Rio de Janeiro, o Apptite é um aplicativo voltado para o mercado de comida artesanal. A equipe acredita no pequeno produtor e na produção em escala reduzida como garantia de qualidade.
A partir destes princípios, o aplicativo se torna uma opção muito apelativa para quem está começando na área.
Faça o seu cadastro como chef e confira os resultados!
2. Artesanato
Para quem possui boas habilidades manuais e criatividade, o artesanato surge como ótima opção de negócio. São inúmeros os tipos de trabalhos que podem ser desenvolvidos que se encaixam nesta classificação.
Pintura de caixas de MDF, enfeites de feltro, cartonagem, forração em tecido, cerâmica, tela, gesso, sabonetes etc. Neste contexto, a sua imaginação é o limite.
Segundo dados do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, cerca de 8,5 milhões de pessoas estão envolvidas com artesanato no Brasil. O mercado movimenta em torno de R$ 50 bilhões por ano, representando 3% do PIB brasileiro.
Portanto, trata-se de um mercado com bastante movimento no país.
Para quem está começando, uma boa dica de fonte de informações sobre o assunto é o site do Clube do Artesanato. O Clube do Artesanato é uma das primeiras comunidades do setor no Brasil. Criado em 1994 pelas Fitas Progresso para estimular a prática de artesanato com fitas.
Atualmente, é o maior portal de conteúdo em português sobre o tema e ponto de encontro de profissionais e amantes do artesanato. Para fazer parte da comunidade o cadastro é gratuito. Lá, você encontra dicas sobre pintura, bordado, tricô, crochê, scrapbooking, patchwork e outras técnicas.
Agora, se você já domina alguma técnica, pode compartilhar sua experiência oferecendo cursos na área.
Dependendo do tipo de curso, você pode oferecer as aulas através da internet, utilizando alguma plataforma como Udemy ou Hotmart. Vale a pena notar que esse tipo de curso acaba por movimentar também o comércio de matéria-prima.
Entre as formas mais comuns de vender artesanato na Internet, estão os sites Mercado Livre e OLX. Apesar de não serem voltados especificamente para a área, estes sites continuam a se destacar no artesanato.
As redes sociais também aparecem como uma boa opção de divulgação. Crie uma página no Facebook ou uma conta no Instagram específica para a sua atividade e, aos poucos, monte o portfólio do seu trabalho.
3. Hospedagem para pets
Viajar sempre foi uma questão para quem possui animais domésticos. Onde deixar seus bichinhos de forma segura durante sua ausência? Se você ama animais e mora em uma casa com espaço suficiente, pode considerar esta opção de negócio.
A crescente sofisticação do mercado de produtos para animais domésticos, estimulou os donos a não pouparem esforços para dar o melhor tratamento.
Além do serviço de hospedagem para os animais, quem decide optar por esse tipo de negócio pode oferecer outros serviços agregados:
- serviços de higiene e beleza,
- espaços para passeio e brincadeiras,
- piscinas, socialização com outros cães
Se a ideia chamou sua atenção, visite o site do Sebrae, onde você encontrará informações preciosas para quem deseja iniciar este tipo de negócio.
4. Venda de produtos importados
Trabalhar com a venda de produtos importados vem se tornando cada vez mais comum entre as pessoas que optam por trabalhar em casa. Seja com roupas, eletrônicos ou utensílios domésticos, historicamente o consumidor brasileiro tende a valorizar o produto importado.
Uma das maneiras tradicionais de trabalhar com produtos importados é através da compra direta com o fornecedor. Neste caso, você pode conseguir preços mais baixos conforme aumentar a quantidade comprada.
A vantagem da importação direta está na garantia do controle de qualidade dos produtos. A principal desvantagem neste caso é a necessidade de espaço para o estoque de produtos.
Além disso, existe a necessidade de um investimento inicial.
Outra maneira de trabalhar no ramo é através do Drop Shipping. Neste caso, você pode criar uma loja online ou anunciar nas redes sociais. Após ver o produto anunciado na internet, o cliente faz o pedido e efetua a compra com você.
Apenas após o pagamento feito pelo cliente, e a retirada do seu lucro, é que você irá fazer o pedido ao fornecedor. O pedido será então processado e enviado diretamente para o endereço do cliente.
Assim, você não precisa manter estoques de produtos, não há a necessidade de embalar e de colocar no correio. Outra grande vantagem desse modelo de trabalho está na possibilidade de aumentar a variedade de produtos ofertados.
A principal desvantagem está na impossibilidade de ter acesso ao produto vendido. Além disso, você fica refém do prazo de entrega estipulado pelos fornecedores que, em alguns casos, pode ser muito longo. Para evitar a insatisfação dos clientes, é aconselhável deixar explícito o prazo de entrega na hora de divulgar os produtos.
Se não deseja uma loja online, pode utilizar o Mercado Livre, a maior comunidade de compra e venda online da América Latina.
5. eCommerce
O comércio eletrônico tende a crescer cada vez mais. Conforme a nossa sociedade se torna cada vez mais digital, as pessoas dão preferência pela comodidade de comprar online. As novas gerações são as principais responsáveis por esse crescimento exponencial.
O investimento necessário para iniciar seu negócio online vai depender do tipo de produto oferecido. Além disso, o valor reservado para marketing e o custo do plano de hospedagem são determinantes na hora de avaliar o investimento.
Antes de contratar um plano de hospedagem para o seu negócio online, lembre-se das características que um sistema de eCommerce deve possuir:
- cadastro de produtos e clientes
- meios de pagamento
- gerenciamento de estoque e preços
- promoções temporárias
- descontos
As principais empresas de hospedagem de sites oferecem soluções pré-configuradas de comércio eletrônico. Basta que você defina com qual nicho de mercado quer trabalhar e contar com o suporte oferecido por estes planos.
Dependendo do tipo de negócio é possível começar mantendo o estoque em casa. Entre alguns fatores que definem o sucesso de uma loja online estão a qualidade dos produtos oferecidos e o cumprimento dos prazos de entrega.
Destacamos duas das empresas de hospedagem que oferecem planos para lojas online. A primeira é a Locaweb, uma das pioneiras no mercado de hospedagem de sites no Brasil. Os planos oferecidos incluem cálculos de frete, meios de pagamentos e certificado de segurança, entre outros itens.
A KingHost oferece planos que variam em função da quantidade de memória do computador utilizado e no número de horas de consultoria oferecido. Avalie qual das opções atende melhor o seu caso e inicie já o seu negócio online.
6. Coaching
Nos últimos anos a prática de coaching se popularizou no Brasil. Voltado para alcançar objetivos de uma forma prática, a técnica funciona através de perguntas que levam o cliente a reflexões.
Ao terminar uma sessão de coaching,o cliente deve sair com uma ou mais tarefas para serem executadas a partir dos insights obtidos durante o encontro.
Originalmente, o coaching é uma prática da área de esportes. Lidando com a motivação, o coach é um treinador que ajuda o atleta a alcançar resultados. Na vida pessoal e profissional, a mesma lógica foi aplicada. O cliente estabelece metas e objetivos e o coach ajuda a definir um plano de ação.
Atualmente, existem diversas certificações com preços variados. Geralmente são cursos de curta duração que capacitam a pessoa a trabalhar com a metodologia através da prática intensiva.
Na hora de decidir, leve em conta que existem formações low cost que não deixam nada a desejar. Procure avaliar as certificações a partir da formação e a história dos profissionais que o ministram.
Dentro do contexto da prática de coaching, o atendimento pela internet tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque poupa tempo com deslocamentos e dinheiro com o aluguel de salas.
Se você naturalmente gosta de ajudar as pessoas a alcançarem metas e objetivos, então esta pode ser uma boa ideia para trabalhar em casa.
7. Aluguel de quarto
Quando as pessoas viajam, é comum procurarem por alternativas baratas em termos de hospedagem. Uma das soluções mais viáveis neste caso é o aluguel de um quarto em uma casa de família. Se você possui um quarto vago em casa, pode oferecer esse tipo de serviço.
Desde a Copa do Mundo e as Olimpíadas que a modalidade vem crescendo no Brasil. Durante estes dois eventos, a procura por espaços para alugar cresceu vertiginosamente entre os estrangeiros. Muita gente ganhou dinheiro no período.
Um dos principais aspectos para ser bem sucedido nesse tipo de negócio é o desprendimento. Se você é daqueles que valoriza bastante a própria privacidade, pode ser muito difícil dividir a residência com estranhos.
Agora, se você gosta de conhecer pessoas novas e valoriza relacionamentos, já possui os pré-requisitos de um excelente anfitrião e prosperar no negócio.
Para você que se interessou por esse tipo de serviço, destacamos o Airbnb. É a plataforma mais famosa que ajuda quem deseja ingressar no negócio. O cadastro de anfitrião e o anúncio do seu espaço são gratuitos.
Você define a programação, os preços e os requisitos exigidos para os hóspedes. Dúvidas podem ser sanadas através de mensagens. Além disso, o site oferece um seguro para o caso de eventuais danos ocorridos na propriedade.
Com o passar do tempo, as avaliações registradas no site servirão como um indicador da qualidade do serviço prestado. Dessa forma, sua visibilidade pode aumentar e, consequentemente, seus rendimentos.
8. Telemarketing / Vendas / Atendimento ao Cliente
Outro tipo de trabalho que pode ser feito em casa e vem crescendo como opção para grandes empresas é o telemarketing ou atendimento ao cliente. É bem provável que você já tenha sido atendido pelo telefone por alguém que estivesse falando da própria casa.
Segundo dados do site Trabalho Portátil, a área de vendas é a área onde o trabalho remoto é mais utilizado. Isso ocorre devido a própria natureza do trabalho, onde os profissionais estão na maior parte do tempo em trânsito atendendo clientes.
As empresas que saíram na frente na implantação desta mudança estrutural nos seus departamentos comerciais, tiveram aumentos significativos nas vendas.
Leve sempre em conta que, como qualquer outro tipo de trabalho em casa, é necessário se organizar e manter uma disciplina se quiser ser bem sucedido. A maneira mais fácil de encontrar vagas deste tipo é fazendo pesquisas em sites de empregos como o Indeed ou Infojobs.
9. Fotografia
Para aqueles que possuem aptidão para fotografia, iniciar um negócio em casa no ramo pode ser promissor. O primeiro passo é reunir fotos suficientes para compor um portfólio.
Depois, é importante definir um nicho de mercado onde você vai atuar. Isto pode ajudar na segmentação dos clientes. As opções são muitas: casamentos, crianças, gestantes, aniversários, animais, viagens etc.
Lembre-se ainda de que será necessário investir em máquinas fotográficas, lentes, flashes, cartões de memória, discos externos para backup e softwares para edição.
Os bancos de imagens são uma forma de ganhar dinheiro. Eles são uma ponte entre o seu trabalho e potenciais clientes. Além disso, eles funcionam como um portfólio. Geralmente, os valores pagos por foto são baixos, mas a ideia é ganhar na quantidade. Uma mesma foto pode ser vendida diversas vezes ao redor do mundo.
A maioria dos sites faz uma avaliação das imagens antes de disponibilizá-las para venda. Destacamos quatro deles:
10. Casamentos e Festas
As festas comemorativas constituem um mercado sólido para ser explorado. Considerando que a maioria das pessoas gosta de celebrar, a disposição para investir em eventos é favorável.
As possibilidades são muitas: aniversários, casamentos, bodas de prata ou de ouro, chás de bebê e até aniversários dos animais de estimação.
Um evento possui vários aspectos que precisam de atenção. O registro fotográfico e em vídeo é um dos mais importantes. Se você possui bons conhecimentos da área, pode optar por investir no equipamento. A decoração pode assumir um grau de importância elevado dependendo do tipo de evento.
No caso das festas infantis, a decoração é tão importante quanto o registro fotográfico. A comida e a bebida servida no evento podem ser preparados em casa e devem ser adequados ao tipo de festa comemorativa.
Outro aspecto importante é a sonorização do ambiente. Aqui também é necessário realizar algum investimento em equipamentos de som e luz, caso decida trabalhar sozinho. Além disso, existem pessoas que optam por contratar bandas ao vivo para apresentações durante a festa.
Quando se decide ficar apenas na gerência do evento, todos esses aspectos podem ser contratados. Ficando apenas ao seu cargo administrar o correto funcionamento de todos eles.
Seja como for, lembre-se da importância de manter um portfólio dos eventos realizados para que sirva de apoio na decisão do cliente.
Neste caso as redes sociais funcionam muito bem, onde o registro dos comentários e avaliações dos clientes antigos apontam para a qualidade do serviço.
11. Assistente Virtual
Muito comum no exterior e cada vez mais frequente no Brasil, o trabalho de Assistente Virtual é uma boa opção se você possui alguma experiência na área.
Os recursos necessários para iniciar este tipo de trabalho são basicamente um telefone, um computador e acesso à internet. Portanto, o investimento é baixo.
Dependendo da sua experiência, você pode se candidatar para vagas em grandes empresas. Agora, se você está começando, tenha como alvo pequenas empresas, onde os sócios não contam com tempo para digitar dados em sistema ou lidar com tarefas administrativas.
O Assistente Virtual pode prestar serviço para mais de uma empresa, sendo esta uma forma de aumentar seu rendimento. Geralmente, o trabalho é sem vínculo empregatício, cobrando um valor por hora. Praticamente como um freelancer.
A seguir, destacamos algumas das vertentes que este trabalho pode assumir, de acordo com as necessidades da empresa.
Você pode trabalhar como Assistente Administrativo, onde as funções mais comuns são as de entrada de dados em planilhas, banco de dados ou sistemas de gestão.
Também é possível trabalhar com a Assistência Financeira. Neste caso, as principais rotinas seriam de pagamento de contas, fluxo de caixa e cobrança de clientes inadimplentes.
Se o trabalho for de um Assistente Comercial, o foco estará em:
- apresentação de produtos
- pós venda
- pesquisas de satisfação
No caso da função de Secretária Remota, as tarefas mais comuns são:
- o agendamento de consultas ou reuniões
- realização de compras
- organização de eventos e viagens
12. Professor particular
Com a popularização dos aplicativos de comunicação, as aulas particulares ganharam um espaço ainda maior do que os limites de uma sala de aula tradicional.
Se você domina algum assunto que possa ser ensinado à distância, está apto para iniciar esta forma de trabalho no conforto da própria casa.
Segundo dados da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), os resultados atestam a expansão e amadurecimento da ofertas de cursos à distância no país. Mesmo coma diminuição dos investimentos em relação aos anos anteriores.
Um professor de uma escola pode ter sua criatividade limitada, devido a necessidade de seguir a filosofia da instituição. Logo, o maior diferencial de qualquer professor particular está no toque pessoal que ele pode dar às suas aulas.
Portanto, lembre-se de criar seu estilo antes de começar a dar os primeiros passos na área. A seguir destacamos algumas dicas importantes:
- Defina o tema que você deseja ensinar. Você tem boa experiência em dar aulas de quais assuntos? Matemática, português, biologia, história, geografia, etc.? Ou você decidiu começar a ensinar sobre algum tema que é a sua paixão? Artesanato, música, pintura.
- Defina o público alvo. Qual a faixa etária do seu público? Seu conteúdo é direcionado apenas para mulheres ou homens? Qual o nível de renda? Estado civil? Quais são os problemas mais comuns que você pode ajudar a resolver com seus conhecimentos?
- Estruture os assuntos de forma organizada e dinâmica. É muito importante dividir seu curso em módulos pequenos, de tempo reduzido. Descubra como prender a atenção dos alunos de forma que eles sempre queiram saber mais.
- Selecione uma plataforma onde você tenha alguma forma de interação com os alunos. Além do material que o aluno irá consultar, você deve oferecer alguma forma de interação. Na maioria dos casos, um fórum de discussão sobre os temas é suficiente.
- Avalie quais os formatos em que você irá disponibilizar seus cursos. Ebooks, vídeos, podcasts, etc. O importante aqui é que você teste cada um e decida com quais se sente mais confortável.
Disponibilizar o primeiro módulo de seu curso de forma gratuita é uma boa estratégia para captar alunos. Desta forma, o aluno tem a oportunidade de verificar a qualidade do material que será abordado, conhecer o professor e sua didática.
Como dica de plataforma para cursos online, destacamos o site Hotmart. O cadastro é gratuito. É possível utilizar áudio, imagens e vídeo para criar seu curso. O ambiente de ensino pode ser configurado para dar o seu toque pessoal. Além disso, o seu curso fica disponível em cerca de 180 países.
13. Produtor de conteúdos para sites
Com o crescimento exponencial da internet nos últimos anos, muitos serviços foram criados baseados nas novas tecnologias. A maioria destes serviços baseiam seu sucesso na criação de conteúdo de qualidade.
Captar e prender a atenção do usuário não é uma tarefa simples. Por isso, a figura do produtor de conteúdo para sites está se tornando cada vez mais importante. Este profissional pode determinar o sucesso ou o fracasso de um site.
O produtor de conteúdo pode trabalhar em diversos contextos diferentes. Desde a reformulação de textos institucionais em sites existentes, na criação de ebooks para fins específicos, manutenção de blogs, revisão de texto e até roteiros para vídeos.
Um conteúdo de qualidade contribui diretamente para o aumento do tráfego e consequente aquisição de clientes. Não importa o tipo de segmento de atuação.
Se você gosta e domina bem a escrita e tem alguns anos de experiência em alguma área específica, pode se tornar um produtor de conteúdo. Agora, se você possui experiência em alguma área, mas sente que não domina a escrita, não desanime!
Procure na internet por um curso ou oficina de escrita criativa. O Senac e o Sesc costumam oferecer este curso livre.
Entre uma das formas de se conseguir trabalho, existem alguns sites que atuam como uma plataforma. Lá são oferecidos os serviços de produtores de conteúdo para empresas ou indivíduos interessados.
É o caso do site Meu Redator. Lá, é possível se cadastrar como redator freelancer de forma gratuita e enviar seu portfólio. O cadastro ficará disponível para empresas interessadas em produtores de conteúdo dentro das suas áreas de atuação.
14. Tradução
Se você domina outro idioma, pode trabalhar com tradução de textos. Monografias, artigos, manuais técnicos, tradução de sites, blogs e legendas para vídeos do YouTube são algumas possibilidades dentro deste ramo de atividade.
Se, além do domínio do idioma, você possui experiência com o vocabulário técnico de algum ramo de atividade, maiores são as suas possibilidades de sucesso. Em algumas áreas, a exigência por traduções impecáveis são maiores.
Para quem está iniciando e pretende se especializar, existem cursos presenciais e online. O site Brasillis oferece o curso de Formação de Tradutores nas duas modalidades. Com a duração de 15 meses, o curso dá certificados para os alunos que atenderem os requisitos de frequência e avaliação.
Já a Escola de Tradutores oferece os cursos apenas online. São diversos cursos livres de curta duração que ajudam a capacitar o profissional. Alguns dos cursos oferecidos são gratuitos, portanto fique atento ao calendário no site.
Além do investimento inicial em cursos preparatórios, é necessário adquirir dicionários. Mesmo os tradutores mais experientes admitem que frequentemente esbarram em palavras ou expressões cujo o significado imediato é obscuro. Recorrer aos dicionários nesses casos torna-se muito importante.
Em termos de aplicativos, além do tradicional tradutor do Google, existe o Reverso Context como alternativa. Com mais de 60 combinações de idiomas, o Reverso Context oferece traduções para uma grande quantidade de palavras e expressões.
É possível falar, selecionar ou escrever um texto para descobrir suas possíveis traduções, além de uma ampla lista de alternativas de uso.
Disponível gratuitamente em uma versão com anúncios, o aplicativo também conta com uma versão Premium, onde os anúncios são desativados e mais conteúdos são disponibilizados.
Existem basicamente duas formas de conseguir trabalho na área de tradução. Você pode trabalhar diretamente para um cliente ou trabalhar para uma agência de tradução. No caso da agência, os ganhos são menores, mas as ofertas de trabalho podem ser maiores.
Existem alguns sites que funcionam como uma plataforma para os profissionais da área. Como exemplo, destacamos o Proz. A missão do site é servir a comunidade mundial de tradutores atuando como uma ponte entre as agências de tradução, clientes e tradutores independentes. O cadastro é gratuito.
15. Desenvolvedor web
Para quem possui experiência com programação de computadores, as oportunidades de trabalhar em casa são praticamente ilimitadas. O domínio das novas tecnologias como Angular e React pode garantir a participação em projetos recentes.
A tendência do mercado atual está voltada para os frameworks e bibliotecas javascript. Neste contexto, nos último anos o Angular vem ganhando cada vez o mercado.
Fruto de uma inusitada parceria entre o Google e a Microsoft, o Angular é uma plataforma criada para o desenvolvimento de Single Page Applications (Aplicativos de Página Única). Estes são baseados em padrões de projeto e com o foco na alta produtividade.
Criada pelo Facebook em 2013, o React é uma biblioteca javascript para criar interfaces de usuário. Por não se tratar de um framework, como no caso do Angular, em sua essência o React tem por objetivo criar componentes web. Sua crescente popularidade indica que ele deve permanecer firme no mercado.
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos para incrementar seu currículo e aumentar suas chances como freelancer, nós indicamos os cursos da Udemy.
Lá você encontra disponível uma grande variedade de cursos e uma política de descontos promocionais bastante favorável. Entre as diversas opções, existem vários cursos sobre Angular e React. Fique de olho para aproveitar as promoções e aprofundar seus conhecimentos!
Para procurar trabalho como freelancer, você pode utilizar os sites tradicionais de vagas. Com a intenção de ajudar na pesquisa, nós destacamos o Workana, Trampos.co e o Comunica Geral. Os três possuem cadastro gratuito e contam com planos pagos com maiores funcionalidades.
Lembre-se de que, apesar das tecnologias atuais, ainda existe quem programe em linguagens quase extintas, como Cobol, Delphi e FoxPro.
Algumas empresas necessitam de programadores freelancers para manutenção de sistemas baseados em tecnologias antigas, ainda em operação.
16. Transcrição de textos
A transcrição de arquivos de áudio para texto é um trabalho que pode ser feito em casa com facilidade. Basta que você receba o arquivo em MP3 (ou algum outro formato similar) e tenha uma boa velocidade de digitação.
Atualmente, você pode contar com a ajuda de alguns softwares específicos para este tipo de trabalho. Apesar disso, a necessidade de verificação humana é essencial e não pode ser dispensada.
Isto porque são muitos os problemas que podem prejudicar a qualidade de uma transcrição de áudio por software. Desde um sotaque diferente até a poluição sonora do local onde foi feito o registro.
Além destes problemas, entre as falhas mais comuns que os softwares de reconhecimento de áudio cometem podemos destacar mal reconhecimento de palavras. Também constam a falta de pontuação e ausência de letras maiúsculas em determinados contextos.
O investimento necessário para a aquisição de um software profissional pode ser alto. Para quem quer começar e ainda não possui o dinheiro para realizar esse investimento, apresentamos uma solução gratuita com desempenho razoável.
Trata-se do site Speechlogger, que utiliza a tecnologia de reconhecimento de voz do Google. O site conta com vídeos que ensinam de forma fácil e prática, como utilizar as ferramentas.
Geralmente, as empresas que trabalham com traduções oferecem também o serviço de transcrição. Faça uma busca por estas empresas na hora de procurar uma vaga nas duas posições.
17. Conserto de roupas
O conserto de roupas permanece como uma atividade rentável, apesar das oscilações da economia do país. Em tempos de crise, é natural que a maioria das pessoas opte por fazer ajustes nas roupas ao invés de comprar artigos novos.
Um aspecto que o cliente considera na hora de escolher um serviço de conserto de roupas é a comodidade. Se você pretende iniciar esse tipo de atividade, lembre-se de que a maioria dos clientes são motivados por este aspecto. Portanto, nem sempre o preço é decisivo.
Em termos de investimentos iniciais, destacamos a máquina de costura. Este item essencial possui preços que podem ultrapassar R$ 1 mil. Para quem vai começar, a opção pode ser uma máquina usada. Neste caso, utilize os serviços de sites como o Mercado Livre ou OLX para sua pesquisa.
Além dos consertos, a personalização de roupas desponta como um serviço que pode ser prestado. Este serviço é conhecido pelo nome de customização, derivado da palavra inglesa custom.
O cliente pode surgir com uma peça de roupa antiga para ser transformada em outra coisa diferente. Assim, aquele vestido pouco utilizado pode virar uma blusa e uma saia, por exemplo.
Como estratégia para manutenção de clientes, crie promoções para os mais antigos. Mantenha a motivação do cliente para voltar.
Para a captação de novos clientes, ofereça descontos pela primeira vez que o cliente aparecer. Use sua criatividade e ofereça algum diferencial. Pode ser um ambiente aconchegante ou a utilização de um spray de aroma suave nas roupas.
Por último, mas não menos importante, mantenha sua presença nas redes sociais. Atualmente, todo o tipo de negócio pode se beneficiar com a presença na internet oferecendo promoções e descontos.
18. Gestor de redes sociais
O grande crescimento das redes sociais colocou o Gestor de Redes Sociais em uma posição fundamental na estratégia de negócios das empresas.
Além de trabalhar na consolidação da marca, o Gestor de Redes Sociais acaba por ser responsável pelo relacionamento com os clientes.
A atividade mais evidente do Gestor de Redes Sociais é a produção de conteúdo. Portanto, a criatividade é essencial nesse tipo de trabalho. Também é importante conhecer ferramentas necessárias para a produção de vídeos, imagens e textos.
Outra atividade que pode exercer é o atendimento a clientes. Atualmente, as pessoas utilizam intensamente as redes sociais como um canal de comunicação com as empresas.
Seja para reclamar, elogiar ou tirar dúvidas, a preferência por este meio de comunicação está cada dia maior.
A análise de métricas também faz parte das atividades desse profissional. É muito importante que seja fluente nos indicadores de cada rede. Assim, ele se torna capaz de produzir informações relevantes para o negócio da empresa.
A habilidade com a escrita também é essencial para a execução da função. Seria muito desagradável encontrar erros de português em uma conversa na página do Facebook em nome da empresa.
Com o crescente número de redes sociais diferentes, torna-se essencial que este profissional possua um elevado nível de organização. Desta maneira, será capaz de manter o fluxo de publicações sem se perder.
Para quem está iniciando, procure as empresas de pequeno ou médio porte. Apesar dos ganhos serem inicialmente menores, o volume de trabalho deve ser pequeno. Assim, é possível ganhar com a quantidade de empresas atendidas.
19. Afiliado de produtos digitais
Se tornar um afiliado de produtos digitais significa ganhar uma comissão sobre a venda de um produto na internet.
Do ponto de vista do fabricante do produto, esta é uma forma de ampliar os canais de divulgação e vendas. Para o vendedor (afiliado), pode se tornar uma fonte de receita enquanto ele promove os produtos em seu site, blog ou página do Facebook.
Na ótica do cliente, é possível acessar diversos sites de afiliados a respeito de um produto. Cada um acrescenta informações, segundo a sua própria experiência.
A mecânica de site de um afiliado funciona quando o cliente clica em um link no site. Este link leva a informação para o site do fabricante do produto a respeito do site de origem.
Deste modo, é possível identificar o afiliado caso a compra seja efetivada pelo cliente no site do fabricante.
As técnicas para se tornar um afiliado de sucesso são basicamente as mesmas técnicas de venda consagradas no mundo real. Portanto, você pode se beneficiar de toda a literatura existente a respeito do assunto.
Tenha em mente que você será capaz de gerar valor para o cliente, na medida em que falar sobre assuntos que domine e goste.
Não adianta tentar vender joias apenas porque o valor é atrativo. Se você não entende nada do assunto e não apresentar alguma informação diferencial no seu site a respeito do produto, é possível que não consiga bons resultados.
Lembre-se de que um afiliado precisa:
- tirar dúvidas
- falar das vantagens e desvantagens
- apontar o perfil consumidor indicado
- mostrar alternativas para possíveis limitações
- comparar marcas diferentes do mesmo produto
20. Designer
Historicamente, a importância da atividade do designer acompanha a evolução da necessidade de comunicação dos seres humanos. Portanto, o campo de atuação do designer é muito abrangente. Há diversas possibilidades de atuação no mercado.
Por isso, é muito importante definir uma área de atuação e se especializar em algum ramo. Criação de logomarcas, identidade visual, embalagens, animação, imagens para o Facebook, banners para blogs e sites, etc.
A atividade do designer se encaixa perfeitamente no modelo home office. Atuando como freelancer e se candidatando aos projetos online, o profissional pode conseguir uma boa remuneração, de acordo com o seu nível de experiências.
Destacamos o site Colab55 para aqueles que gostariam de criar produtos a partir de suas ideias. É possível vender suas criações impressas em camisetas, canecas, almofadas ou cases para celulares. Os conteúdos devem ser originais.
Outro site que indicamos para a atividade de designer é o Workana. Aqui, o profissional pode se candidatar para participar de projetos. O cadastro é gratuito e você pode concorrer aos múltiplos trabalhos publicados por lá.
O investimento inicial pode ser alto por conta de softwares como Photoshop e Corel Draw, mas existem alternativas gratuitas como o GIMP para quem está iniciando. É possível exportar para os principais formatos de arquivo a partir deste software.
Veja também: