Afinal o que é a justificativa do TCC?
A justificativa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso onde o autor fundamenta as motivações que o levaram a realizar aquele trabalho.
Procure pensar a respeito da justificativa como a maneira pela qual se convence o leitor de que o trabalho possui importância e deve ser realizado.
Lembre-se de que, a justificativa do TCC, é o ponto do trabalho que contribui de forma direta com a aceitação da pesquisa. Portanto, ele deve procurar ser o mais completo possível, mas de forma concisa.
Como fazer a justificativa do TCC?
Durante a construção da justificativa, é importante evitar explicitar a conclusão sobre o tema. Esta parte do trabalho serve para elevar a importância do assunto a ser pesquisado, portanto não há espaço para justificar a hipótese levantada.
Evite incluir citações de outros autores na justificativa. Esta parte do trabalho não é adequada para explicitar o referencial teórico que será escolhido. Este é o ponto onde se deve apenas destacar a importância do trabalho.
Por que este tema é relevante?
Destacamos aqui uma série de perguntas que podem ajudá-lo na criação de sua justificativa. Tenha em conta que este não é um roteiro rígido para ser seguido, mas apenas ideias que podem despertar outras perguntas, dependendo do tema do seu projeto.
- Quais são os fatores que determinaram a escolha do tema?
- A pesquisa resolve algum ponto obscuro sobre o tema?
- Quais são os benefícios que a sua pesquisa acrescenta ao assunto?
- Quais são os motivos de ordem teórica que fazem a pesquisa ser relevante?
- Quais são os motivos de ordem prática que fazem a pesquisa ser relevante?
- Em que fase de desenvolvimento se encontra o corpo teórico a respeito do tema?
Pontos que vão te ajudar a escrever a justificativa do TCC:
Atualidade: o tema possui importância no contexto atual?
Inovação: o presente trabalho traz algo de novo sobre o assunto?
Interesse: o autor possui algum vínculo com o tema?
Relevância: o tema possui alguma relevância política, econômica ou social?
Contribuição: o que o tema acrescenta para o debate científico?
Por último, enumere os pontos positivos da abordagem utilizada.
Veja alguns exemplos para você se inspirar
Área da Psicologia
Tema: Solidão do idoso
A inexistência de pesquisas acadêmicas a respeito da solidão dos idosos, viabilizou a elaboração de um projeto de pesquisa no tema.
Este hiato acadêmico motivou o projeto, sendo importante ressaltar o vínculo pessoal que o autor possui com o tema. Através de sua vivência desde a adolescência num asilo de idosos administrado pela família.
A solução para o problema da solidão dos idosos com mais de 65 anos, é importante para a área de geriatria. A pesquisa promove a difusão do tema, estabelecendo os critérios básicos para a seleção de amostras.
Como primeiro trabalho de pesquisa a tratar do tema solidão de idosos, acreditamos que o pioneirismo possa incentivar futuros alunos a se interessarem por explorar o tema. Fortemente presente no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro.
Área da Medicina
Tema: Infertilidade Masculina
A necessidade de acelerar o entendimento do mecanismo de ação do citrato de clomifeno em mamíferos, é de extrema importância no contexto da sociedade brasileira. Onde um em cada seis homens sofre com problemas de infertilidade.
O presente trabalho irá avaliar as mudanças de comportamento de uma amostra de ratos machos, além dos efeitos da fertilidade e do comportamento sexual.
A pesquisa irá procurar por possíveis correlações com alterações neuroanatômicas no sistema nervoso central.
Esperamos atrair a atenção para o tema e contribuir para a descoberta de novas hipóteses de tratamento da infertilidade masculina. Além disso, nossas conclusões podem servir de base para outros estudos da área bioquímica.
Área de Nutrição
Tema: Equações preditivas
O presente estudo avaliará a confiança das presentes equações preditivas de peso e altura adotadas no Nordeste do Brasil.
As medidas antropométricas são importantes no planejamento da dieta de pacientes imobilizados. Mas a impossibilidade de uma aferição exata das medidas popularizou o uso das equações preditivas.
Nossa motivação partiu de uma pesquisa semelhante realizada no sul do país. A adequação das equações para cada região pode beneficiar a eficácia dos tratamentos realizados nos pacientes acamados.
Esperamos que pesquisadores de outras regiões do país possam se inspirar no nosso trabalho. Gerando desta forma um mapa mais específico correspondendo mais diretamente a grande diversidade do nosso país.
Área de Agronomia
Tema: Qualidade do Azeite
O presente trabalho se justifica pelo crescimento do mercado de azeites no Brasil nos últimos cinco anos. A produção de azeite chamou a atenção não apenas de consumidores, mas também de investidores neste período.
Desta forma, este mercado ganhou uma grande importância para o país, tornando-se importante pesquisar novas maneiras de melhorar a produtividade.
A pesquisa irá caracterizar a composição química de azeites de oliva dos principais fabricantes do Sul do Brasil. Os indicadores de índice de acidez, perfil dos ácidos graxos e estabilidade oxidativa foram utilizados como referência.
Sendo a qualidade um fator determinante para o aumento das exportações, esperamos contribuir estabelecendo bases para futuros estudos. Assim aumentando a posição do nosso país no mercado internacional.
Área da Arquitetura
Tema: Melhoria da qualidade física dos espaços públicos
O presente projeto de pesquisa tem por motivação as previsões de expansão da população, realizadas pelo IBGE, para o município de Nova Friburgo.
A estimativa de crescimento da ordem de 15% até o ano de 2022, aumenta a urgência na busca da eficiência do fluxo de pessoas nos espaços públicos.
Levando em conta a atual fragilidade do cenário político do Estado do Rio de Janeiro, a pesquisa enfatiza o desenvolvimento de soluções sustentáveis.
Desta maneira, esperamos contribuir com o tema apontando para o uso de novos materiais que superam em durabilidade os materiais popularmente utilizados. Privilegiando sempre o desenho urbano para os meios de transporte a pé e de bicicleta.
Área Sociologia
Tema: Importância da Sociologia no Ensino Médio
A principal motivação para sustentar o presente projeto de pesquisa, reside na importância que o tema possui para a sociedade atual,. Sendo considerado um tema clássico.
Podemos afirmar que estudar a influência mútua entre o indivíduo e a sociedade aprofunda a compreensão das novas estruturas sociais mais recentes.
Resgatar o estudo da Sociologia no Ensino Médio desperta nos alunos a capacidade de relativizar os conhecimentos a respeito do coletivo e do indivíduo.
A disciplina promove o desenvolvimento do pensamento crítico em relação à cidadania. Conduz assim o jovem a questionar a sua capacidade de mudar o mundo à sua volta de forma consistente.
Em tempos turbulentos em termos políticos e econômicos como os atuais, inserir a disciplina da Sociologia no Ensino Médio pode funcionar como um catalisador para mudanças. Garantindo assim, uma sociedade mais madura no futuro.
Veja também: