São muito os motivos que podem levar a uma demissão sem justa causa. Listamos a seguir alguns dos mais comuns.
1. Corte de custos
Quando uma empresa sofre prejuízos constantes, a diretoria pode optar por diminuir o custo com a folha de pagamento. Desta forma, uma ou mais pessoas podem ser demitidas sem justa causa, para retomar o ponto de equilíbrio das contas da empresa.
2. Reajuste na estrutura
Automação de processos por conta de avanços tecnológicos podem motivar a reestruturação de um ou mais postos de trabalho. Se algumas funções deixarem de existir, podem ocorrer demissões sem justa causa.
3. Baixo desempenho
Um funcionário que demonstra um desempenho abaixo do esperado, pode ser dispensado sem justa causa. Segundo dados de uma pesquisa da consultoria Robert Half, este é o motivo mais comum que levam os empregadores a demitir.
4. Inadequação à política da empresa
Problemas comportamentais que fazem com que um profissional não se ajuste à um determinado ambiente, podem servir de razão para a demissão sem justa causa. Certos ambientes podem ser mais adequados para certos tipos de personalidade. Qualquer incompatibilidade, pode gerar insatisfação.
5. Atrasos e faltas
As faltas e atrasos constantes e sem justificativa, também podem servir de razão para uma demissão sem justa causa. Se o cargo desempenhado exigir o cumprimento rígido de um horário, isso pode agravar bastante a situação. Podemos citar como exemplo a área de atendimento ao cliente.
6. Relacionamento insatisfatório com a equipe
Um profissional que pouco interage com o resto da equipe, causando transtornos na comunicação e até conflitos na execução de tarefas, pode ser demitido sem justa causa.
O mesmo pode ocorrer com uma pessoa que tem gosto por conversar e vai trabalhar em um ambiente que exige silêncio. Assim, causando interrupções constantes no fluxo do trabalho.
7. Relacionamento insatisfatório com o superior
Outro motivo que pode afetar a avaliação da performance do funcionário, são os problemas de relacionamento com o superior imediato. Uma baixa ressonância com o líder da equipe pode resultar em uma demissão sem justa causa.
Veja também: