Indicar o objetivo profissional é um passo importante na elaboração do currículo, pois mostra ao empregador em qual área o candidato quer atuar e quais as suas expectativas nesta etapa da carreira.
O objetivo deve preferencialmente aparecer no currículo como uma frase curta e direta, de no máximo duas linhas. O ideal é que o candidato seja específico e não dê muitas voltas para dizer o que pretende.
Antes de escrever seus objetivos profissionais, é importante que o candidato reflita exatamente sobre o que busca naquele emprego. Com isso, a tarefa fica simples.
Exemplos de objetivos para currículos
Uma estratégia que costuma funcionar é indicar qual o cargo ou tarefa específica que quer executar. Por exemplo, um trabalhador do comércio varejista pode dizer simplesmente:
Quero atuar na área de vendas, com contato direto com o público.
Se esse mesmo vendedor já é bastante experiente e quer uma oportunidade de crescer na carreira, poderia, por exemplo, dizer:
Busco oportunidade como gerente de loja, para desenvolver minha vasta experiência no setor de vendas.
Se não quiser indicar um cargo específico, o candidato pode apontar apenas o setor, dizendo, por exemplo:
Quero atuar no departamento de Recursos Humanos.
Quem está em busca do seu primeiro emprego também deve indicar qual é seu objetivo ao se candidatar àquela vaga. Uma opção é dizer, por exemplo:
Busco minha primeira experiência profissional na área de telemarketing.
Se a vaga oferecida for de um estágio, é possível escrever algo na linha:
Busco uma oportunidade na área de Comunicação e Marketing para desenvolver os conhecimentos adquiridos em minha formação.
Demonstrar que conhece a cultura organizacional da empresa para a qual se candidata também pode ser uma estratégia importante.
Um auxiliar de escritório que sabe que está se candidatando a uma vaga em uma empresa que se destaca por ter uma gestão mais participativa pode dizer algo como:
Quero atuar no apoio aos serviços administrativos em uma corporação que valorize a iniciativa de seus colaboradores.
Uma frase como essa, porém, não seria adequada para um currículo enviado a uma companhia que possui um modelo de gestão mais tradicional e hierarquizado.
O exemplo acima mostra por que é importante que o candidato adapte o seu currículo para cada vaga específica, em vez de disparar cópias de um mesmo documento para todas as empresas.
É preciso lembrar também que o objetivo não basta para mostrar que o candidato possui foco. O ideal é que todo o currículo esteja de acordo com o objetivo apresentado. Para isso, é necessário destacar as experiências e os cursos que possuem mais relação com a meta estipulada e a vaga pretendida.
O que NÃO escrever no currículo
Embora o candidato se sinta tentado a colocar no currículo uma frase de efeito, essa não é a melhor estratégia para se destacar. Algumas dessas frases já se tornaram clichês e, em vez de causarem boa impressão, podem deixar a imagem de que o candidato é preguiçoso, pouco criativo ou está disparando para todos os lados, sem prestar atenção à vaga específica.
Esse é o caso de frases como Quero contribuir para o crescimento da empresa ou Procuro novos desafios. Além de pouco específicas, expressões como essas são utilizada por muitos concorrentes.
Também é preciso evitar preencher o campo dos objetivos profissionais dizendo que os deixa "a critério da empresa” ou que está disposto a atuar "em qualquer coisa”. Isso pode fazer com que o empregador pense que o candidato não sabe o que quer ou não tem um foco.