PDI: aprenda o que é e como fazer (com exemplo!)


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O termo PDI significa plano de desenvolvimento individual. PDI é um plano de desenvolvimento criado para alinhar os objetivos e interesses da empresa com as necessidades de evolução profissional dos funcionários.

Através do PDI, o departamento de recursos humanos pode organizar o desenvolvimento profissional de cada um dos colaboradores. Desta forma a melhoria das competências é acompanhada de forma estruturada.

Com a ajuda do PDI, são criadas as condições para a avaliação do desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador. Assim, a empresa melhora os índices de satisfação ao mesmo tempo em que estimula o autodesenvolvimento.

Baixe aqui o modelo de PDI

Como fazer um PDI?

A seguir, destacamos os passos necessários para a criação do plano de desenvolvimento individual. Saiba que as empresas que adotam o uso do PDI tendem a ter um nível mais alto de comprometimento das equipes.

1. Definir objetivos globais

imagem de um alvo

Antes de elaborar qualquer plano de desenvolvimento individual, é necessário definir claramente quais são os objetivos da organização. Estes devem servir de guia para o desenvolvimento de cada PDI.

Um bom plano de desenvolvimento individual deve sempre levar em conta os objetivos da empresa. Encaixar o colaborador certo nas necessidades existentes é um grande desafio para os profissionais de recursos humanos.

2. Definir objetivos individuais

Com as metas organizacionais em mente, podemos começar a definir objetivos individuais. Ao avaliar os pontos fortes e fracos do colaborador, teremos dados suficientes para mapear quais as competências são necessárias desenvolver.

É necessário ter cuidado ao estabelecer os elementos de um PDI. Considerar apenas os pontos fracos no PDI pode levar o colaborador a se sentir excessivamente desconfortável. Procure incluir também o aproveitamento dos pontos fortes para equilibrar o PDI.

É imprescindível que os objetivos individuais estejam alinhados com os valores do profissional. Caso contrário, o PDI perderá o sentido e acabará se tornando mais um documento burocrático sem validade.

Os objetivos podem ser classificados de acordo com os prazos estabelecidos. Desta forma, eles podem ser de curto, médio ou longo prazos.

Algumas perguntas que podem servir de guia para o estabelecimento de objetivos com

  • Como o seu líder pode oferecer apoio no seu desenvolvimento?
  • De que maneira você pretende atingir os seus objetivos?
  • Quais são os seus pontos fortes e pontos fracos?
  • Quais são os resultados que você gostaria de alcançar?
  • O que você avalia que é mais importante desenvolver?

Alguns exemplos de competências que podem ser desenvolvidas por um PDI:

  • Planejamento e organização
  • Comunicação efetiva
  • Flexibilidade e adaptabilidade
  • Trabalho em equipe
  • Liderança

3. Revisão periódica dos objetivos e competências

Deve se definir uma periodicidade para rever os planos de desenvolvimento individual. Ao definir a periodicidade, leve em conta que algumas competências podem precisar de mais tempo para serem desenvolvidas.

Por exemplo, profissionais que precisam desenvolver a competência de liderança podem precisar de mais tempo. Aqueles que devem desenvolver sua capacidade de planejamento e organização podem ser bem sucedidos no curto prazo.

4. Avaliação de desempenho

imagem líder e funcionário recebendo feedback

Através das reuniões de feedback, os colaboradores são conduzidos a avaliar a evolução do seu plano de desenvolvimento individual.

A avaliação de desempenho é o momento onde o profissional terá a oportunidade de ouvir a opinião do profissional de recursos humanos. De posse dos resultados obtidos durante o período, será possível medir a performance do colaborador.

5. Reavaliar PDI

Ao final de um período maior, deve se reavaliar o PDI. Neste momento, é necessário dimensionar os resultados e repensar objetivos, avaliando se novas competências devem ser desenvolvidas.

Ganhar consciência sobre todo o processo é mais importante do que apenas medir se os objetivos foram alcançados. Se o colaborador não foi bem sucedido nos seus objetivos, talvez seja por causa de uma má avaliação dos seus pontos fortes.

Exemplo de um PDI

Deixamos aqui um breve exemplo de plano de desenvolvimento individual, com os elementos classificados de acordo com o prazo estabelecido para cada um.

Curto Prazo Médio Prazo Longo Prazo
O que desenvolver? Melhorar a capacidade de planejamento e organização das tarefas Melhorar a capacidade de comunicação Capacidade de coordenar a equipe
Como desenvolver? Procurar classificar as tarefas por prioridade no início de cada dia Manter uma rotina de reuniões semanais com os responsáveis dos outros departamentos Estabelecer metas e objetivos semanais com os membros da equipe e acompanhar o desenvolvimento
Resultados esperados? Melhoria na qualidade da nas entregas das tarefas e projetos Aumento da capacidade de comunicação entre departamentos Melhoria da performance da equipe
Competências? Planejamento e organização Comunicação efetiva Liderança

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.