Terapia ocupacional: o que é, para que serve e o que faz


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A terapia ocupacional (T.O.) é uma profissão que utiliza atividades humanas com fins terapêuticos. Desta forma, o profissional atua na prevenção e reabilitação de pessoas com limitações físicas ou psíquicas que as impeçam de ter uma vida plena e independente.

Apesar do termo “ocupacional”, a terapia ocupacional não se limita a preencher o tempo ocioso da pessoa. Acompanhe nosso artigo para ficar por dentro do assunto.

Para que serve a terapia ocupacional?

A terapia ocupacional é indicada quando existe uma condição de saúde que prejudica a realização das tarefas diárias de um indivíduo.

Uma pessoa que teve um AVC e passou a ter limitações de movimentos é um bom exemplo. Este tipo de paciente pode ser afetado positivamente pelo trabalho de um terapeuta ocupacional.

Sendo uma prática da área da saúde, a terapia ocupacional serve para o tratamento, prevenção e reabilitação de indivíduos. Desta maneira ela melhora a qualidade de vida d indivíduo nas ocupações e atividades realizadas no dia a dia.

Um dos objetivos da terapia ocupacional, é promover a autonomia e independência do indivíduo tornando-o funcionalmente capaz de atuar em sociedade.

O que faz um terapeuta ocupacional?

O terapeuta ocupacional pode trabalhar com bebês, crianças, adolescentes, adultos ou idosos
O terapeuta ocupacional pode trabalhar com bebês, crianças, adolescentes, adultos ou idosos

O terapeuta funcional avalia um paciente identificando as suas necessidades. De acordo com o perfil do indivíduo, após a avaliação são definidas atividades com o objetivo de estimular o desenvolvimento do paciente.

A reintegração social de idosos e o cuidado de pessoas com problemas psíquicos fazem parte do campo de atuação. Além disso, seu trabalho pode contribuir para a reabilitação de dependentes químicos e outros casos de inclusão social.

Entre as atividades típicas que um terapeuta ocupacional pode utilizar no seu processo terapêutico, destacamos:

  • Jogos
  • Atividades físicas
  • Atividades lúdicas
  • Tarefas cotidianas
  • Dinâmicas artísticas

Como é o curso de terapia ocupacional?

Caso você tenha se interessado pela área de terapia ocupacional, saiba que a formação é de nível superior. O curso possui duração média de 4 anos e sua grade curricular conta com disciplinas da área de saúde e ciências humanas. Veja a seguir algumas das mais comuns.

  • Anatomia
  • Bioquímica
  • Fisiologia
  • Histologia
  • Genética
  • Patologia
  • Responsabilidade social
  • Dinâmicas e processos grupais

Para atuar profissionalmente, o terapeuta ocupacional deve estar registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de sua localidade.

Onde cursar terapia ocupacional?

O curso de terapia ocupacional é oferecido por diversas instituições no país. Na hora de escolher, lembre-se de verificar a nota da instituição nas avaliações de conceito do curso do MEC.

Qual a diferença entre fisioterapia e terapia ocupacional?

Apesar de tanto a terapia ocupacional como a fisioterapia serem da área de saúde, os profissionais possuem abordagens diferentes.

O terapeuta ocupacional utiliza atividades humanas e realiza as suas intervenções nas ocupações do dia a dia da pessoa. Neste sentido, atividades como preparar um café ou pentear o cabelo podem fazer parte do seu escopo de trabalho.

Já o fisioterapeuta trabalha na recuperação de pessoas com limitações em determinados movimentos. Assim, o profissional pode usar recursos tecnológicos sofisticados para trabalhar a recuperação de algum movimento específico.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.