Conheça os tipos de recrutamento e seleção mais utilizados pelas empresas. Cada um destes tipos de recrutamento e de seleção de pessoas apresenta as suas vantagens e desvantagens. Confira!
1. Recrutamento interno
O recrutamento interno é o recrutamento realizado dentro da própria empresa, com a entrevista aos funcionários dispostos a mudarem de cargo ou a subirem de posto, com novas tarefas e desafios.
A divulgação da vaga de trabalho pode ser feita através da newsletter da empresa, do painel de informação, por sistema informático interno de ofertas de emprego, no jornal da empresa, etc.
Por um lado o recrutamento interno tem vantagens, como a motivação dos colaboradores e o custo mais reduzido. Por outro, apresenta desvantagens como o conflito entre funcionários e o reduzido leque de candidatos.
2. Recrutamento externo
O recrutamento externo consiste em atrair candidatos fora da empresa, no mercado do trabalho, com características, experiências e visões úteis para o cargo.
Nesse recrutamento, divulga-se a vaga nos mais variados meios, desde os sites de emprego às redes sociais, jornais, etc. Esse tipo de recrutamento pode ser realizado com o apoio de recrutadores qualificados, externos à empresa.
Uma vantagem do recrutamento externo é a entrada de novos talentos na empresa, enquanto a longa duração do processo de recrutamento é uma das desvantagens.
3. Recrutamento misto
O recrutamento misto estabelece uma ponte entre o recrutamento interno e externo. Assim, procura candidatos dentro e fora da empresa, com a divulgação interna e externa da vaga pelos meios mais apropriados.
Apesar de todos os candidatos terem as mesmas chances, normalmente começa-se pelos candidatos internos. Em seguida, recorre-se a candidatos externos. Se existir mais de uma vaga, é possível dividi-las entre candidatos internos e externos.
As vantagens estão na flexibilidade de cenários de recrutamento e na variedade de candidatos. Como desvantagem, pode ser o custo do recrutamento e seleção.
4. Recrutamento online
O recrutamento online é o recrutamento realizado via eletrônica, pela internet. Pode-se recorrer a sites de anúncios e outras fontes para divulgar a oferta ou efetuar o recrutamento diretamente no site da empresa, por intermédio de testes eliminatórios e de candidaturas espontâneas de candidatos.
Nesse tipo de recrutamento, é possível realizar entrevistas por ferramentas informáticas, como o Skype.
Como vantagens destacam-se o reduzido custo do processo, sem necessidade de recorrer ao modelo tradicional com empresas de recrutamento, e a rapidez do processo. Como desvantagens encontram-se a abundância de candidaturas e a seleção menos criteriosa.
Veja também: