Como fazer a transição de carreira: 8 dicas poderosas


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Em um mercado cada vez mais competitivo, realizar uma transição de carreira pode se tornar um grande desafio.

A verdade é que cada vez mais pessoas estão em busca de uma carreira com um propósito, significado ou missão. Desta maneira, são muitos os profissionais que se encontram insatisfeitos com suas carreiras e pensam em mudar.

1. Identifique os motivos de insatisfação com a sua área atual

O primeiro passo na transição de carreira é identificar os motivos da sua insatisfação
O primeiro passo na transição de carreira é identificar os motivos da sua insatisfação

Procure identificar claramente o que te motiva a sair da profissão atual. Com a ajuda de um papel e uma caneta, liste todas as funções que você realiza para facilitar o processo.

Toda profissão possui um conjunto de práticas que constituem as suas atividades rotineiras. É comum que todo profissional goste mais de algumas tarefas do que de outras. Pondere quais as práticas que estão te desmotivando na sua profissão atual.

Antes de mais nada, procure responder se apenas uma pequena mudança dentro da sua atual área de atuação não traria a satisfação desejada. É mais simples realizar um pequeno ajuste na sua área do que mudar de carreira.

2. Consulte pessoas de sua confiança

Para adquirir um olhar diferente a respeito da sua vontade de realizar uma transição de carreira, você pode consultar amigos ou familiares sobre o assunto. Eles podem contribuir indicando se você possui as competências necessárias para a nova profissão.

Tenha o cuidado de escolher pessoas que sejam da sua confiança. Principalmente que estejam comprometidas com o seu crescimento pessoal e profissional. Caso necessário, contrate os serviços de um profissional para isso.

3. Investigue a nova área em profundidade

Faça uma pesquisa intensa a respeito da sua área de interesse. Avalie como está a oferta de vagas e as perspectivas de crescimento da profissão. Se possível, visite locais onde você possa ver profissionais da área em atuação.

Conhece em profundidade a realidade financeira da nova área. Entendemos que você pode estar em busca de um significado maior, mas avalie seriamente se a sua nova realidade financeira irá suprir suas necessidades. Talvez seja necessário realizar alguns ajustes.

4. Faça um planejamento financeiro

Sem um planejamento financeiro sua transição de carreira pode acabar mal
Sem um planejamento financeiro sua transição de carreira pode acabar mal

É extremamente importante que você faça um planejamento financeiro, antes de tomar a decisão. Você vai precisar de um reserva financeira durante o período de transição. Seja para investir em cursos de especialização ou para garantir a sua sobrevivência.

É bem provável que você vai ganhe menos do que antes, ao mudar de profissão. Portanto, não subestime este ponto e faça o seu planejamento com cuidado. Se possível, providencie uma poupança para emergências durante a transição.

5. Procure por uma formação acadêmica

Uma das maneiras de iniciar uma nova profissão, é através de alguma formação acadêmica. Para quem já possui curso superior, pode procurar por algum curso de pós-graduação na nova área desejada.

Também é interessante se inscrever em congressos e participar de palestras e workshops. Neste momento todo esforço realizado na direção de adquirir conhecimento e experiência será bem-vindo.

6. Planeje o seu tempo

Uma boa gestão do tempo é um dos alicerces de uma transição de carreira
Uma boa gestão do tempo é um dos alicerces de uma transição de carreira

Realizar uma gestão do tempo eficiente, pode ser decisivo para o sucesso. Isso ocorre porque você irá precisar se dividir durante um tempo, entre a manutenção da antiga carreira e a preparação para a nova.

É possível que você diminua a carga horária aos poucos dedicadas à sua carreira antiga. Assim, ser disciplinado e organizado durante este processo, irá fazer toda a diferença. Procure se manter fiel ao planejamento, e faça revisões periódicas para ajustes.

7. Atualize o seu currículo

Uma vez que você tenha iniciado o processo de transição de carreira, será necessário ajustar o seu currículo para a nova profissão. Procure valorizar suas competências adquiridas na carreira anterior para o novo contexto.

Se você está saindo de uma área das ciências humanas, pode mencionar como possui aptidões como relacionamento interpessoal, comunicação e empatia.

Mas se a sua área de origem é tecnológica, pode indicar a sua facilidade com raciocínio lógico, capacidade de foco e de trabalhar por objetivos.

Destaque os novos cursos realizados na área e coloque a formação de sua área antiga com menos destaque.

8. Trabalhe como freelancer

Dependendo da sua área alvo, você pode começar procurando atuar como freelancer. Procure pelos principais sites que oferecem vagas para freelancers e crie o seu cadastro para iniciar o seu novo percurso.

Reserve um tempo para fazer a gestão do seu perfil nos sites. Quando se sentir confortável, comece a se candidatar para as vagas.

Conselhos para quem decidiu fazer uma transição de carreira

Para finalizar, se você já decidiu fazer a sua transição de carreira fique atento para os conselhos seguintes. Eles podem servir de guia para diminuir os obstáculos do processo.

  • Resolva suas principais lacunas profissionais
  • Crie o hábito de planejar periodicamente
  • Cultive a organização e disciplina
  • Se ofereça para trabalho voluntário
  • Evite pensar que tudo será uma perda de tempo e dinheiro
  • Saiba que não há uma maneira certa para realizar a transição
  • Procure fazer networking na nova área de atuação
  • Não use apenas o critério financeiro para escolher a nova área
  • Somente deixe o seu emprego atual quando estiver seguro
  • Nunca pense que é tarde demais

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.