Aprenda como ser levado mais a sério no trabalho


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Se quiser ser levado a sério no trabalho, deve ter uma atitude séria e profissional. Também deve fazer um trabalho exemplar. Tome nota das seguintes dicas para ser levado mais a sério naquilo que faz e no ambiente de trabalho.

Ser seguro de si mesmo

A confiança que os outros têm em você está dependente da confiança que tem em si mesmo. Para ganhar a confiança da equipe de trabalho, deve estar seguro daquilo que faz e diz.

Ser sério

Evite dizer e fazer muitas piadas no trabalho, assim como relaxar com frequência. Não misture a vida pessoal com a profissional. Mantenha uma atitude séria e profissional durante a jornada de trabalho.

Ser pontual e organizado

Chegue sempre a tempo e horas ao trabalho, reuniões, encontros e compromissos na empresa. Mantenha seu local de trabalho organizado e seja também o mais organizado que puder.

Vista-se adequadamente. Em suma, tente ser o melhor funcionário da empresa.

Usar a linguagem corporal

Certamente você não será levado muito a sério se estiver quase deitado na cadeira. Sente-se com as costas direitas e mantenha uma postura correta durante todo o dia de trabalho.

Olhe as pessoas nos olhos e fale em um tom assertivo.

Estar informado

Leia sobre a sua área de trabalho e tente estar sempre informado sobre o meio em que opera. Assim, será mais fácil ganhar a consideração dos restantes colegas de trabalho e dos superiores.

Trabalhar duramente

Trabalhe muito e bem. Cumpra todos os prazos. Se apresentar bons resultados no trabalho será encarado com seriedade e respeito.

Saber dizer não

Não diga sim a tudo o que lhe é proposto. Deve tentar ajudar seus colegas sempre que possível, mas por vezes terá de ser realista e saber dizer não, evitando comprometer seu próprio trabalho. Se quebrar suas promessas, sua palavra não será levada a sério.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.